Lesão do manguito rotador: causas, sintomas e tratamento

A lesão do manguito rotador é um rompimento do tendão do ombro que causa dores e desconfortos, aprenda a reconhecer

Dor na articulação do ombro, perda de força e desconforto no movimento são os sintomas básicos que caracterizam a Lesão do Manguito Rotador, também conhecida como bursite subacromial, caracterizada por rompimento do tendão do ombro que pode ser total ou parcial.

Sintomas da lesão do manguito rotador

Os sintomas da lesão do manguito rotador incluem dor e sensibilidade no ombro, dor ao elevar o braço, fraqueza do ombro e dor ao dormir no lado afetado. A dor da lesão pode causar o despertar à noite. O teste da amplitude de movimento e força do ombro, juntamente com testes especiais direcionados, pode ajudar o médico a determinar qual dos músculos ou tendões foi rasgado. Às vezes, as lesões do manguito rotador podem estar sem sintomas.

Um rasgo parcial envolve o tendão, mas não o corta completamente. Em alguns casos, o desgaste do tendão pode resultar em um rasgo parcial e progredir para uma ruptura completa da espessura total.

Uma ruptura de espessura completa geralmente ocorre na aderência do tendão ao osso do braço ou úmero, ou próximo dele, e pode causar incapacidade significativa, particularmente em pessoas mais jovens, além do rompimento do tendão do ombro.

O manguito rotador é um grupo de músculos e tendões que ligam a omoplata ao úmero (parte superior do osso do braço) e cobrem a cabeça do úmero. O manguito rotador estabiliza a articulação do ombro e ajuda no seu movimento. Os quatro músculos (e seus tendões) que compõem o manguito rotador são:

• Supraespinhal

• Infra-espinhal

• Subescapular

• Redondo menor

Uma lesão no manguito rotador pode causar dor na articulação do ombro, que muitas vezes piora com o movimento ou pressão sobre o ombro, como, por exemplo, quando a pessoa lesionada dorme em cima do ombro machucado.

Sua ocorrência é mais frequente em pessoas que realizam movimentos repetitivos em seus trabalhos ou esportes, muitas vezes a partir de LER (lesão por esforço repetido) ou tendinite. Profissões com risco recorrente incluem pintores, carpinteiros e pessoas que jogam beisebol ou tênis. O risco de lesão do manguito rotador também aumenta com a idade.

Às vezes, as lesões do manguito rotador podem ocorrer como resultado de uma única lesão de rompimento do tendão do ombro. Nessas circunstâncias, os cuidados médicos devem ser prestados o mais breve possível. O rompimento extensivo do manguito rotador podem requerer reparo cirúrgico.

Diagnóstico da lesão do manguito rotador

O diagnóstico da lesão do manguito rotador pode ser feito pelo exame clínico do paciente com o auxílio de exames de imagem, como radiografia, ultrassonografia ou ressonância magnética.

Um questionário sobre atividades físicas e práticas físicas no local de trabalho também podem dar suporte ao diagnóstico. Um teste de amplitude de movimento e força do braço também é comum para descartar condições semelhantes, como nervos comprimidos ou artrite.

Como prevenir o rompimento do tendão do ombro?

Para evitar o desenvolvimento de uma ruptura do manguito rotador a partir de um problema

já existente, é necessário parar de executar ações que poderiam piorá-lo. E

fortalecer os músculos do manguito rotador, treiná-lo para evitar posições potencialmente

prejudiciais e determinar quando é apropriado retornar às suas atividades normais.

Para manter a saúde do ombro e prevenir as lesões do manguito rotador, é recomendável:

• Evitar posições repetidas no braço que possam causar dor na articulação do ombro. Se o seu trabalho exigir tais movimentos, procure aprender as posições que podem ser usadas com menos riscos.

• Fazer exercícios de fortalecimento do músculo rotador e do ombro na sua rotina normal de exercícios. A força do manguito rotador é tão importante quanto a força de qualquer outro grupo muscular. Para evitar possíveis danos ao manguito rotador e rompimento do tendão do ombro, o fortalecimento geral e os programas de condicionamento físico podem melhorar a saúde do ombro.

• Ter uma boa postura. Uma posição para a frente da cabeça e ombros pode alterar a posição da do ombro e criar síndrome do impacto do ombro.

• Evitar dormir de lado com o braço esticado para cima ou deitado no ombro. Essas posições podem iniciar o processo que causa danos no manguito rotador e podem estar associadas ao aumento do nível de dor.

• Não fumar, pois isso pode diminuir o fluxo sanguíneo para o manguito rotador.

Tratamento melhora a dor na articulação do ombro

Os tratamentos para a lesão do manguito rotador e a prevenção de um rompimento maior do tendão vão desde o repouso do braço afetado até a intervenção cirúrgica. Problemas comuns, como a tendinite, por exemplo, podem progredir para uma ruptura do manguito rotador, e essa lesão pode piorar com o tempo. Buscar tratamento o mais rápido possível quando começar a sentir dor na articulação do ombro e desconfortos no local é a melhor medida para evitar que a lesão progrida e cause complicações mais sérias.

Os tratamentos não cirúrgicos melhoram os sintomas em cerca de 50% das pessoas com lesão do manguito rotador. Esses tipos de tratamentos incluem:

• aplicação de compressas quentes ou frias no ombro afetado para reduzir o inchaço

• exercícios para restaurar a força e amplitude de movimento

• injeções de corticóides para a reduzir a inflamação

• descanso do braço afetado e uso de um apoio como uma tipóia para isolar os movimentos do braço

• medicamentos anti-inflamatórios prescritos pelo médico